Novidades

Entenda o que é segurança da informação e reduza riscos empresariais

Cuidar da segurança da informação é essencial para todas as empresas modernas

A segurança da informação e a segurança de dados são medidas importantíssimas para qualquer empresa. Porém, nem todo gestor compreende exatamente o que a segurança da informação engloba e por que ela é tão importante. Eis a resposta: toda empresa lida diariamente com informações confidenciais. Normalmente, esses dados são importantíssimos e vitais para o bom funcionamento dos processos internos e externos. Essas informações transitam por toda a empresa e precisam ser manuseadas com cuidado.

O comprometimento desses dados, afinal, pode ser catastrófico. Temos diversos exemplos na mídia de empresas que sofreram com ataques digitais. De hackers que sequestram dados essenciais para suas operações até ataques que vazam dados pessoais e financeiros de usuários. Não há poucas razões para ficar preocupado com a segurança da informação.

Foto: DINO

O que é segurança da informação?

A segurança da informação diz respeito à proteção de dados sensíveis, confidenciais ou simplesmente importantes para uma empresa. Seu objetivo é preservar o valor desses dados e manter sua integridade.

A informação digitalizada, hoje, está presente em todas as empresas. Contendo dados essenciais para os processos, essas informações precisam ser protegidas de maneira eficiente e conveniente.

A segurança da informação baseia-se em três características básicas para garantir essa proteção:

· Confidencialidade: a informação não pode ser divulgada para nenhum usuário, entidade ou processo que não esteja autorizado a acessá-la;

· Integridade: a informação não poderá ser alterada ou excluída sem autorização;

· Disponibilidade: as entidades, usuários ou processos autorizados possuem acesso às informações sempre que necessário.

“A segurança da informação garante que todos os dados estejam sempre disponíveis para setores da empresa que precisam utilizá-lo. Da mesma maneira, esses dados precisam ser protegidos de alterações e até mesmo de visualização por fontes não autorizadas. Dessa forma, o acesso ainda é rápido e conveniente, mas a informação está protegida”, explica Dario Caraponale, da Strong Security (https://www.strongsecurity.com.br/), empresa que oferece soluções em segurança da informação, como treinamentos e softwares variados para controle de acesso.

Quais são as ameaças para os dados de uma empresa?

A segurança da informação pode proteger os dados de uma empresa contra diferentes tipos de ameaças . Um plano eficiente de segurança contempla variados cenários e protege os dados reduzindo o maior número de vulnerabilidades possível. Entre elas:

· Software: os programas usados podem apresentar erros e falhas que comprometem os dados. Por exemplo, bugs nas permissões de usuários;

· Hardware: problemas de instalação, drivers que não funcionam corretamente ou até mesmo dispositivos obsoletos comprometem a disponibilidade dos dados. Por exemplo, uma falha no disco rígido pode causar a perda de informações importantes;

· Comunicação: os meios de transmissão dos arquivos e dados podem apresentar falhas de segurança que possibilitam o acesso não autorizado aos dados. Por exemplo, uma rede não protegida está exposta a hackers, permitindo captura de senhas de acessos a sistemas críticos.;

· Armazenamento: a forma usada para guardar os dados também pode apresentar riscos. Por exemplo, um backup de dados gravado em um CD não apresenta confiabilidade, já que esse tipo de mídia é facilmente destruída e não tem funcionalidades de permissões de acesso;

· Fator humano: as próprias pessoas podem apresentar riscos para os dados, tendo ou não más intenções. A falta de preparo de um usuário pode causar sérios problemas.

Como a segurança da informação reduz os riscos empresariais?

Estabelecer uma política de segurança da informação é essencial em todas as empresas modernas. Essa política vai definir diretrizes a serem seguidas por todos os membros da organização, ou seja, boas práticas para evitar o comprometimento ou uso indevido dos dados.

Uma equipe de profissionais de segurança da informação capacitados pode proteger uma empresa de diversas maneiras. Em geral, a segurança da informação será aplicada a partir de dois pontos de vista:

· Segurança física: a informação pode ser digital, mas está armazenada em algum equipamento físico. Portanto, a segurança da informação também considera a prevenção de riscos, como incêndios, relâmpagos, alagamento, acesso indevido aos equipamentos, forma inadequada de tratamento e manuseio, entre outros fatores;

· Segurança lógica ou cibersegurança: a segurança lógica é aplicada aos sistemas digitais e arquivos. Engloba a proteção contra vírus, acessos remotos à rede, backup desatualizados, violação de senhas, furtos de identidade, entre outros. É bastante conhecida como proteção contra ataques, mas é importante lembrar que também diz respeito a prevenção contra erros não-intencionais, como remoção acidental de arquivos importantes.

Como considera todo o panorama da empresa e do sistema de dados disponíveis, a segurança da informação é capaz de prevenir problemas e reduzir consideravelmente os riscos empresariais. Segundo Caraponale, uma boa política de segurança contempla todos os cenários possíveis, mas sem comprometer a disponibilidade. É preciso proteger os dados, mas eles ainda precisam ser facilmente acessados por usuários e processos autorizados, para não comprometer a eficiência da empresa.

Saiba mais

One thought on “Entenda o que é segurança da informação e reduza riscos empresariais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *